3 atividades para as crianças amarem a natureza

Para mim, ver os pequenos aprendendo novas coisas a cada dia é um dos meus melhores momentos. Sempre curiosos e cheios de perguntas na ponta da língua, é na hora deles aprenderem que a gente busca os mais variados assuntos para ensinar. Afinal, estamos preparando eles para o mundo (mas a gente bem que queria estar preparando eles para nunca crescerem, né?). E já que hoje comemoramos o Dia Internacional do Meio Ambiente, separamos 4 dicas super divertidas para ensinar as crianças a amarem a natureza e o nosso planeta.

 

Caderno de folhas

Você vai precisar: Caderno pequeno, cola branca ou fita adesiva e folhas, muitas folhas.

 

A ideia aqui é criar um pequeno catálogo de folhas com os pequenos. Assim, basta sair para um passei pelo parque ou pelas redondezas para coletar o máximo de folhas possíveis e de tipos diferentes umas das outras. Depois de tudo colhido, em casa basta ir colando com eles no caderno e conversando sobre o que eles acharam da atividade. O passeio em si já é uma ótima oportunidade para se divertir com as crianças, e aliado ao fato deles estarem aprendendo mais sobre a natureza vale ouro. Além, é claro, deles poderem ir colando mais folhas às paginas e no fim vocês terão um catálogo lindo que serve, inclusive, de recordação.

 

Trilha

Você vai precisar: Encontrar uma trilha muito segura e curtinha na sua cidade, um dia ensolarado, repelente, protetor solar, água e lanchinhos.

 

Levar os pequenos por trilhas é uma ótima forma de fazê-los perceber a natureza com outros olhos. Estarem ali, entre a vegetação, dá a eles (e a nós) uma perspectiva diferente da natureza, especialmente porque ela é cheia de detalhes, plantas e bichinhos para os pequenos conhecerem. Claro, existem cuidados fundamentais que precisam ser abordados neste tipo de atividade. Em primeiro lugar é preciso encontrar uma trilha super segura, sinalizada e curta para poder ser feita pelas crianças que podem se cansar no trajeto. Além disto, itens como repelente, bonés e viseira, protetor solar e tudo o que o seu pequeno precisar para ter uma experiência encantadora com a natureza sem problemas. E, claro, lanchinhos leves, como frutas, e água são muito bem vindos.

 

Plantar uma sementinha

Você vai precisar: Algodão, semente de alguma plantinha que desejar, vaso, terra e paciência.

 

Ver uma sementinha, dia após dia, é uma experiência cheia de encanto para o seu pequeno que, pouco a pouco, vai descobrindo as maravilhas da natureza. Vocês, mamãe e papai, não precisam saber de tudo, não viu?! Dica de amiga: Uma pesquisa rapidinha no Google mostra todas as informações da sua plantinha, qual o tamanho que ela fica, se precisa de muito ou de pouco sol, quantas vezes precisa ser irrigada… Então, sem preocupações e com alegria! Esta atividade, além da natureza, pode ajudar o seu pequeno entender como ele mesmo está crescendo igual à plantinha, pouquinho a pouquinho.

Além desta atividades, existem várias outras que são super interessantes para o aprendizado das crianças. Você pode optar por arvorismo, camping, museu de ecologia, zoológico e muitas outras possibilidades. E na sua casa, qual é a atividade favorita do pequeno por aí?

Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *