Receita do dia: Bolo de chocolate da Vovó

Eu não sei vocês, mas quando chega fim de semana me dá a maior vontade de comer um docinho. Para essas horas, eu tenho uma receita na manga que faz o maior sucesso com a família e também é perfeita pra festinhas ou eventos especiais. E o melhor: é bem fácil e rápida de fazer!

Cada pessoa tem a sua receita de bolo especial e essa é a minha: o Bolo de Chocolate da Vovó :)

Dicas:

O forno tem que ser pré-aquecido por pelo menos 10 minutos. Quando chegar na metade do processo de fazer a massa, já dá pra ir ligando.

– Para saber se o ovo está bom: coloque dentro de um recipiente com água, como um copo. Se ele afundar, está bom. Se boiar completamente, está estragado.

– O fermento é a última coisa que você vai botar antes de levar pro forno.

– Cuidado com o tempo do forno. Eu deixo o meu por 20 minutos e nem um minuto a mais, mas quem cozinha sabe que essas coisas sempre variam. Pra ver se a massa está no ponto, fure-a com um palito de dente. Se ele sair sequinho, pode tirar do forno.

– Comece a fazer a cobertura um pouquinho antes de tirar a massa do forno. O ideal é começar a espalhar pelo bolo ainda quente. Mas antes faça vários furinhos com um palito de dentes no bolinho já pronto para incorporar melhor e ficar ainda mais molhadinho. Uma delícia!

Ingredientes:

Massa:

2 xícaras de farinha

2 xícaras de chocolate em pó

1 xícara de açúcar

3 ovos

1 xícara de água fervendo

1 xícara de azeite

1 colherzinha de fermento

Passo a passo

1. Pré-aqueça o forno por 10 minutos.

2. Comece a misturar os ingredientes, começando pelos secos: a farinha, o chocolate em pó e o açúcar – menos o fermento. O fermento vai por último, senão perde o efeito.

3. Depois de tudo misturado, acrescente os ovos e misture bem.

4. Acrescente então o azeite, depois a água fervendo e misture bem mais uma vez.

5. Agora sim acrescente o fermento.

6. Despeje a massa numa forma untada com manteiga (pode ser margarina) e farinha de trigo.

7. Leve ao forno por cerca de 20 minutos em temperatura média-alta.

Cobertura:

1 colher de sopa de manteiga

1 xícara de açúcar

1 xícara de chocolate em pó

5 colheres de sopa de leite

Junte todos os ingredientes numa panela e leve a fogo baixo, mexendo sempre até dar o ponto. Se quiser uma cobertura mais cremosa e brilhante, tire do fogo assim que os ingredientes se misturarem bem.

Se você deixar mais tempo, ela vai ficar mais cristalizada.

E muito importante: é recomendável que crianças menores de 2 anos não comam açúcar. Mesmo acima dessa idade é preciso monitorar e não exagerar. A gente sabe que vocês, mamães e papais Elian, cuidam muito bem dos seus pequenos, mas um bom conselho sempre vai bem :)

Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *