Esporte na infância: dicas e cuidados

Eu sempre fico impressionada com o pique das crianças: parece que a pilha não acaba nunca! E um dos melhores jeitos de elas gastarem essa energia toda praticando esportes. Mas aí começam as dúvidas: com que idade elas podem começar? Quanto tempo? Quais esportes? É exatamente isso que a gente vai mostrar pra você nesse post :)

 

De 3 a 5 anos

O mais indicado nessa idade é a natação. É um esporte que pode ser praticado desde os primeiros meses de vida e ajuda a desenvolver a coordenação, a disciplina e a respiração.

Importante: nessa idade, é recomendado, no máximo de três a quatro horas de exercícios físicos por semana.

 

De 5 a 7 anos

Nessa idade a criança já pode praticar vários esportes, então o ideal é deixa-la escolher o que mais gosta. Se possível, um coletivo e um individual. Tênis, futsal, ginástica e judô são opções bem populares e ajudam bastante na socialização e no desenvolvimento motor.

De 8 a 12 anos

Essa é a hora de definir se o seu filho vai praticar apenas por hobby ou se tem interesse em competir. Leva o esporte a sério vai exigir bastante disciplina com horários, alimentação e até comportamento. Perto dos 12 anos também é a idade ideal para esportes em que a altura é necessária, como vôlei e basquete.

 

O esporte é uma ótima fonte de aprendizado, mas só serve se a criança está gostando de fazer. Se você começar a notar esses sinais, algo está errado:

 

– Queda no desempenho escolar

– Muito cansaço

– Irritabilidade

– Dá desculpas pra não ir pra escolinha do esporte

– Dores musculares

 

Qualquer decisão deve ser tomada junto com o seu filho. É muito importante conversar e ver o que ele acha. Nem sempre ele vai gostar da mesma coisa que você. Então, dê sempre todo o apoio que ele precisa e ajude-o a aproveitar a experiência ao máximo!

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