Gravidez: Como preparar os seios para a amamentação

Toda gestante passa por essa preocupação: como prevenir as temidas rachaduras, chamadas de traumas de mamilos. A melhor dica é ter paciência até que haja a adaptação da mãe com o bebê, e vice versa. O que não pode é desistir, já que o leite materno é super importante e previne muitas doenças.

Existem algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa. Confira.

Durante a gravidez:

  • A principal e mais eficaz, é tomar sol nos seios, por cerca de 5 minutos por dia.
  • Esfoliar o bico do seio com buchas vegetais  pode causar fissuras e liberar o colostro (leite de baixo volume e alto teor nutritivo que sai nos primeiros dias após o parto).
  • Se o seu mamilo é invertido ou plano, as conchas para mamilos invertidos são uma ótima opção, e podem ser usadas a partir do quarto mês de gravidez.

Chegou a hora de amamentar:

  • Na hora de amamentar, a boca do bebê deve envolver toda a aréola.
  • Para deixar a pele mais flexível, abuse das pomadas à base de lanolina pura, que ajudam na cicatrização e podem ser ingeridas pelo bebê.
  • Uma alternativa bastante eficaz para proteger os bicos são as conchas para seios, que também coletam o leite que estiver vazando. Elas são usadas por dentro do sutiã.


Acima de tudo, converse com seu médico para saber o que é mais recomendado no seu caso e aproveite os dias na maternidade para tirar todas as dúvidas e obter toda a ajuda das enfermeiras.

Fonte: Revista Pais e filhos

1 comentário
  1. Hortência disse:

    Oii muito legal a publicação eu usei por muito tempo as conchas, a exfoliação tive receio de fazer pois meu médico não me indicou. A parte de expor no sol tbm ajuda bastante
    O ideal é usar uma conhca com ventilação tem muitas no mercado assim mas usei a Savemilk.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *