Meu bebê está com cólica – o que devo fazer?

Cólicas em recém-nascidos são normais, depois do nascimento o organismo do bebê precisa de um tempo para se adaptar a nova alimentação. E isso é um dos maiores fatores deste desconforto.

A maioria dos pais passa por momentos de dúvida quando seu bebê começa a chorar, sem um motivo aparente. Depois de verificar se não é fome e se as fraldas estão limpinhas, a chance de ser dores de cólicas é grande.

As cólicas são câimbras musculares que geram desconforto. Reações normais dos bebês desde o nascimento, elas acontecem geralmente em bebês até o terceiro ou quarto mês de vida.

O sistema intestinal do bebê está recebendo alimento e com isso seu funcionamento fica acelerado. Normal, acontece com todas as crianças. As paredes do intestino se contraem e relaxam sem equilibrio e isso leva a essas dores. Por isso os pediatras indicam que até o sexto mês a criança receba apenas leite como forma de alimentação, caso contrário, as cólicas podem piorar.

Geralmente as dores acontecem no fim do dia, o que deixa as mamães tensas e nervosas já que neste período todos estão mais cansados. A agitação do dia pode aumentar a cólica do bebê. Lembre-se, seu filho precisa de paz e tranquilidade durante a adaptação da nova alimentação nos primeiros meses.

Eles choram muito, já que essa dor é uma sensação nova. Para aprender a entender os sinais que a criança apresenta é necessário observar as características do choro. O bebê fica irritado, faces vermelhas, faz caretas, se encolhe e o choro é alto e estridente.

Amor e carinho são as melhores sugestões para os pais e mães durante o período de desconforto da criança, a calma fará com que o bebê sinta-se seguro.

Algumas dicas para prevenir cólicas:

- Ao amamentar o bebê fique atenta para que no intervalo das mamadas ele não engula o ar; caso aconteça coloque a criança inclinada para se alimentar, dê palmadinhas delicadas nas costas para que ele arrote e ao colocá-lo para dormir deixe-o de lado.

- Após o banho faça compressas mornas na barriga do bebê – use fraldas aquecidas ou úmidas com água do banho. Cuide da temperatura do aquecimento.

- Deite a criança de barriga para cima e fazer ginástica com as perninhas, flexionar e estender, fazendo movimento de bicicleta.

- Fazer massagem com óleo sem álcool em movimentos circulares na barriga do bebê durante 2 minutos, várias vezes por dia, ajuda a aliviar as cólicas.

- Respeito ao ritmo e sono da criança é de extrema importância.

- A alimentação da mãe faz muita diferença para os bebês, já que seu alimento é o leite materno, elimine da dieta no período de alimentação bebidas gaseificadas e comidas muito temperadas.

- Dê ao bebê uma colherzinha de chá de erva doce ou camomila sem adoçar, a quantidade deve ser pequena. Nunca na mamadeira para que não atrapalhe a alimentação. Consulte o pediatra antes de decidir essa ação.

- Outra dica é música ambiente calma e tranquila. Algumas mamães gravam os batimentos cardíacos e outros sons que os bebês estão acostumados durante a vida no útero. Essa é uma distração que ajuda a aliviar as tensões do pequeno.

A sensação de proteção é muito importante para que o bebê se sinta seguro e as dores se acalmem. As formas de confortá-lo devem ser realizadas, e a relação de amor com seu recém-nascido fará toda a diferença. O médico pediatra é um fiel aliado nos momentos de dúvida. Converse com ele e peça explicações sobre o tratamento mais correto para o seu bebê.

9 comentários
  1. ler todo o blog, muito bom

  2. Mariana disse:

    o texto me ajudou mto, obrigado!

  3. Nossa, o blog de vcs está maravilhoso, adorei tudo tudo!

  4. kelly disse:

    Depois que descobri a mamadeira anti-cólica, nunca mais minha filha sofreu, recomendo http://www.samfast.com.br/detproduto.asp?idproduto=23810

    • Danielle disse:

      pra mim essa mamadeira não funcionou, que pena

  5. Josivam barbosa disse:

    Meu bebe tar com colica oque faço?

  6. Priscilla disse:

    Oi, meu irmão tem apenas 21 dias de nascimento, com 19 dias ele começou a sentir dor de barriga e muita cólica, minha mãe já fez todos esses processos e nada resolveu, nós levamos ele na pediatra ela disse que era por causa da vitamina que ele tomava(ela passou uma vitamina pra ele) ai ela dimimuiu no mininimo 1 gota no dia sim e dia nao ,mas nao resolveu nadinha.
    A única coisa que faz ele parar de chorar (as vezes) é amamentando ele, mas minha mãe não consegue ficar 24h dando leite pra ele, ele dorme no minimo (quaando consegue dormir)…. 2h de relógio. Minha mãe nao consegue dormir. Se tiverem alguma dica me avisem por faavor.

    Priscilla, 05/03/2014

  7. Fábio oliveira disse:

    Parabéns seu blog está maravilhoso.
    Tirei mto proveito de tudo o que eu li nele.
    Obrigado vc me ajudou mto.

    • admin disse:

      Fábio, ficamos felizes com a sua mensagem. Esperamos continuar contribuindo com informações úteis para o seu dia a dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>