Meus filhos passam pra minha cama no meio da noite. E agora?

Quem nunca foi acordado no meio da noite pelos filhos querendo um espaço na nossa cama, né? Mas apesar de comum, essa situação causa muita preocupação. Como a gente faz pra ensinar nossos pequenos a dormirem sozinhos?

Primeiro, é preciso entender que é normal a criança ter medo. Podem ser vários os motivos: do escuro, de ficarem sozinhas, de coisas ruins que elas mesmo imaginam… sabendo da onde vem o sentimento de insegurança, fica mais fácil acabar com ele. Por isso, a primeira coisa a fazer é ter uma conversa ver o que está acontecendo.

É importante que você nunca menospreze seus filhos. O papel dos pais é justamente proteger. O que você deve fazer é tranquiliza-lo. Mostrar que está tudo bem e que você sempre estará por perto, mesmo dormindo em quartos separados.

A dica é usar a criatividade de acordo com a idade. Se o problema forem os monstros, faça uma “caça aos monstros” junto com eles e use um “raio antimonstro” pra proteger cada canto do quarto. Bichinhos de pelúcia ou animais de estimação também são muito bem-vindos, pois passam segurança.

Em caso de medo do escuro, deixe uma luz de presença (aquelas de ligar na tomada que iluminam bem fraquinho) ligada durante a noite. Também é aconselhável definir bem os horários do dia a dia e criar algumas situações relaxantes, como ler na cama.

Se o seu filho já for maiorzinho, tipo uns 10 anos, não se desespere. Isso acontece. O amadurecimento não é um processo totalmente linear e regressões são bem comuns. Deixe para procurar ajuda profissional só se ele estiver tendo algum tipo de problema físico, como insônia.

Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *