Saúde: 6 dúvidas sobre alimentação durante a amamentação

Assim como na gravidez, durante a amamentação a alimentação da mamãe merece uma atenção toda especial. Não existe um cardápio pré-determinado, mas algumas dicas podem ajudar a melhorar os hábitos.

1. Restrição Alimentar

A princípio, nenhum alimento é proibido. Mas, é preciso ficar atenta a reação do bebê a determinadas substâncias, que podem ser rejeitadas pelo organismo dele, tais como leite de vaca, casatanhas, frutos do mar ou carne de porco. Na dúvida, consulte sempre seu médico antes de cortar qualquer item do cardápio. É muito importante abrir mão de bebidas alcoólicas durante o período.

2. Fazer regime pode?

Cortar calorias é perigoso, final o organismo precisa de energia pra produzir o leite materno. Durante a amamentação, a mamãe precisa de 20% mais calorias do que em um período noremal. Lembre-se: o ato de amamentar faz perder peso gradualmente.

3. Alimento light ou diet

O ideal é fazer uso moderado destes alimentos, pois não são considerados saudáveis. É melhor usar açúcar em menos quantidade.

4. Mamãe vegetariana

É importante se certificar de que se está ingerindo vitaminas e minerais suficientes. Consulte um nutricionista para elaborar o cardápio ideal

5. Atenção com o gases do bebê

Alimentos como brócolis, repolho, feijão, ovo, marisco, chocolate, milho, cebola, alho e alguns temperos, podem causar gases, diarréia ou brotoeja no bebê. Para se certificar de quais alimentos fazem mal ao bebê, basta deixá-los de consumir por dois dias e observar se os sintomas desaparecem.

6. E o cafezinho, pode?

A cafeína algumas vezes afeta o leite e provoca agitação e irritação no bebê, além de desconforto no estômago. Isto também vale para chás pretos, refrigerantes e chocolates.

Dica: Lanchinho bom
Adote o hábito de comer um lanchinho nutritivo como uma vitamina de iogurte com frutas, barrinha de cereais ou torrada com queijo sempre que for dar de mamar.

Fonte: Revista Materlife

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